8 de novembro de 2006

QUAL É A QUESTÃO?

A questão é que o professor ficará perdido sem os seus livros onde os textos e exercícios estão todos lá, prontos para serem repassados à seus alunos. Como já coloquei anteriormente no outro texto, para realizar um bom trabalho nesta perspectiva de projetos de Aprendizagem, o professor precisará estar bem preparado, com muito, mas muito mais conhecimento. Conhecimento este, não de conteúdos de uma ou outra disciplina, mas um conhecimento geral, das teorias de aprendizagem, de como a criança, o adolescente ou o adulto aprende, de metodologias, de dinâmicas... enfim, um conhecimento amplo que parece faltar para muitos profissionais da educação.
O professor terá que estudar junto com seus alunos e pesquisar tudo aquilo que ainda não sabe, quebrando o paradigma de que é o detentor do saber. Não se preocupar em dar respostas às indagações dos alunos, mas em contrapartida, encorajá-los a buscar essas respostas, direcioná-los, questioná-los, motivá-los à ir em busca de todas as dúvidas. Para isso terá que estudar, estar à frente, mantendo o clima motivador da pesquisa e da descoberta que resultará em construção e reconstrução do conhecimento. Como as crianças dizem: Tem que ficar ligado e esperto!

Nenhum comentário: