A leitura deste texto explicativo de como trabalhar na perspectiva de projetos me deu entre várias, uma certeza que considero primordial, o aluno sendo autor e ator de sua aprendizagem, e o professor aquele personagem inteligente que fará as mediações e articulações da temática do projeto com os conteúdos curriculares, garantindo assim o processo ensino e aprendizagem.
Muito esclarecedor o exemplo usado no texto para responder a questão aprendizagem por projetos é o mesmo que ensino por projetos? Basta a leitura deste quadro para nos dar a clareza de que nas escolas o que normalmente se faz é o ensino por projetos, e a diferença entre eles é enorme e muito pertinente.
Nos cursos que trabalho do Programa Salto para o Futuro já coloquei em discussões o trabalho realizado nas escolas com projetos, mas agora terei muito mais subsídios e argumentos para trabalhar esta idéia.
2 comentários:
Oi Nailde, tudo bem? Bom saber que as leituras dos textos estão te dando base para que amplie estas discussões em outros momentos e ambientes. Muito bem. Parabens!!
Abraços
José Carlos
Olá, Naildes
Foi muito bom conversar contigo pelo Skype. Vais ver como facilita nossas trocas. Pelo que conversamos, pude entender que vocês estão em uma atividade bem mais intensa do que transparece no material que estão produzindo. Seria muito bom registrares aqui, e teus colegas em seus blogs, os movimentos, as buscas, as iniciativas (por exemplo, mail enviados a veterinários), as dificuldades encontradas para levar o projeto a bom termo. O conteúdo do projeto deve aparecer lá no wiki, mas as estratégias cabem aqui, neste espaço. Isso faz um registro do percurso torna-se interessante. Como já coloquei em outros lugares, nossa tendência é esquecer as dificuldades, os movimentos feitos e os esforços, depois de algum tempo. Registrá-los permite relembrar o que passamos e como enfrentamos a ansiedade e as dificuldades e nos diz muito sobre nossos próprios processos. Vale a pena investir nisso!
Abra@os,Iris
Postar um comentário