23 de outubro de 2006

Projetos de Aprendizagem

Lembro-me bem de quando surgiu a proposta de trabalhar projetos nas escolas. Na época trabalhava em uma escola particular extremamente tradicional e sentia, confesso, uma pontinha de inveja quando colegas de profissão estufavam o peito para dizer: “ na nossa escola trabalhamos com projetos”. Ao mesmo tempo que invejava, questionava.
No ano seguinte consegui uma vaga na escola municipal e pude então trabalhar nesta proposta. Percebi que os tão falados projetos não passavam de simples planejamento da escola tradicional, rebatizados de PROJETOS. Quem decidia tudo era o professor, desde o tema a ser estudado até a forma, o tempo, as atividades..., e era aplicado ao aluno que continuava recebendo apenas informações sem construir nada.
Com quem se falava era assim mesmo, até mesmo na faculdade os encaminhamentos eram dessa forma. A única diferença no projeto era o envolvimento das áreas de conhecimento num tema gerador.
Todas as minhas inquietações foram comprovadas quando li o boletim: “Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias” do programa Salto para o Futuro. E agora lendo os textos da disciplina do curso, pôxa vida! É completamente diferente, inovador e democrático. Onde finalmente o aluno é ouvido e autor do processo ensino aprendizagem. Quem não se sente estimulado a pesquisar um assunto de sua curiosidade?! A curiosidade é que dá movimento à construção do conhecimento. Estou encantada com essa forma de aprender e ensinar!

2 comentários:

José Carlos disse...

Oi Naildes que bom que você esteja descobrindo um mundo novo com os Projetos de Aprendizagem. Além de suas considerações sobre suas descobertas, que são importantíssimas, também é importante registrar suas interpretações sobre as leituras realizadas dos textos do curso, para que saibamos como vocês está entendendo as discussões propostas, certo?

Abraço
José Carlos

José Carlos disse...

Naildes, quero lembra-la que o Fórum é um espaço, também, importante para discussão sobre seu PA, textos e duvidas, certo?

Passe por lá, ta bom?

Abraços
José Carlos